
O mundo corporativo está em constante mudança e os colaboradores não valorizam apenas bons cargos e salários, mas principalmente qualidade de vida. O investimento em um bom quadro de benefícios é uma ótima maneira de atrair novos talentos e manter funcionários engajados. Para isso, a empresa precisa de uma boa estratégia de gestão de pessoas.
Vamos criar um plano de benefícios atrativo para sua empresa? Assim, há retenção de funcionários, redução de custos e uma equipe mais motivada! Confira 5 dicas que ajudarão na criação do seu planejamento.
Escolha os benefícios de acordo com o perfil dos colaboradores
Conhecer o colaborador de uma empresa, seus hábitos, preferências e valores, é fundamental para definir os benefícios. A sua equipe é composta por pessoas com personalidades diferentes, o que você deve descobrir são os interesses em comum.
Os funcionários têm os hábitos de praticar esportes? Parcerias com academias, estádios ou centros esportivos são uma boa opção. Eles se sentirão motivados e estarão mais dispostos a buscar os melhores resultados para a empresa!
O nível de estresse é alto? Acesso a terapias como massoterapia, ginástica laboral e espaços destinados ao relaxamento nos intervalos da sua jornada de trabalho são ótimas ideias.
Os seus funcionários buscam crescer profissionalmente? Ofereça bolsas de estudo, cursos e participação em eventos. Ele ganha experiência, sua empresa ganha melhores resultados.
Sua equipe fica na empresa durante o horário de almoço? Contrate um serviço de cozinha interna para que eles tenham uma boa alimentação, comida saudável e caseira e mais tempo de descanso. Uma refeição de qualidade é fator indispensável para o rendimento no trabalho!
Defina o básico
Os benefícios não têm a mesma utilidade para todos, mas devem atender a demanda da maioria. Não basta investir em ideias criativas se não é oferecido o básico, como alimentação, transporte e saúde.
Comunicação
Os colaboradores devem ser informados e atualizados sobre os benefícios da empresa. Encontre meios de comunica-lo, como cartazes, e-mails, murais, entre outras ações que podem ser realizadas pelo departamento de RH ou Marketing. Tão importante quanto ter os benefícios, é os funcionários saberem e usufruírem deles.
Qualidade é fundamental
A empresa pode ofertar benefícios incríveis, mas se eles não atenderem a real necessidade dos colaboradores com qualidade nada adianta. Então, é mais válido propor uma menor quantidade de benefícios a uma grande quantidade de benefícios sem proveito. Quando forem escolhidos os benefícios eles devem ser testados e aprovados, o ideal é disponibilizar serviços confiáveis que contemplem também a família dos funcionários.
Reavalie sempre os benefícios
Os benefícios da empresa devem acompanhar as mudanças internas. É importante o departamento de RH estar atento para que permaneça atendendo as principais necessidades dos colaboradores. Para avaliar a efetividade dos benefícios podem ser realizadas pesquisas de satisfação, assim a empresa tem condições de compreender melhor os seus funcionários.
COMPARTILHE