
Avô - Avó, Opa - Oma, Nono - Nona, Farfar - Mormor, Bestefaren - Bestemoren
Sim, não importa a sua origem o que importa é que quase todos nós tivemos o privilégio de termos em nossas vidas nossos avós por perto.
Como era bom dormir no colinho do vovô, ouvir as histórias que ele contava... e a comidinha da vovó... hmmm que delícia.
Nossos avós trazem a história da família e fazem parte de nossa vida, nos ensinaram acima de tudo o respeito para com os mais velhos. Lembra dos almoços em família aos finais de semana quando o avô sentava na ponta da mesa?
Eles apesar de talvez não saberem lidar com as tecnologias atuais, contam com anos de experiência que puderam usar para orientar nossos pais, seus filhos e também a nós que começamos agora a trilhar os caminhos da vida. Nos orientarão dentro de corretos princípios para nos guiar para nossos destinos.
Respeito, dignidade, atenção e carinho são algumas das ofertas que podemos fazer a eles, que tanto se dedicaram a ajudar nossos pais quando a este mundo chegamos.
A relação entre avós e netos é benéfica para ambos os lados. A convivência ajuda as crianças a terem uma visão mais ampliada de família e a sabedoria que a idade traz ajuda a focar em pontos que são importantes para a educação.
Se você ainda tem seus avós vivos, agradeça e Deus e aproveite cada minuto possível, cada palavra pronunciada, pois eles são fonte de ricas experiências e sempre terão uma sábia palavra e amor para lhe devolver. Com suas palavras nos ensinam que nas batalhas da vida, as feridas se tornam cicatrizes da vitória. Suas rugas são marcas da experiência.
Avós amam demais, cuidam demais e ensinam demais, mas tudo o que vem deles é origem do mais singelo e puro amor. Imagine a alegria de se tornar avô ou avó, ser pai, mãe, pela segunda vez. Eles precisam entregar esse grande amor que brota na alma para o seu bem mais amado, seu neto, e o farão de todo do seu coração.
Quando cresceres não abandone teus avós, mantenha-os ao teu lado, aproveite cada minuto da sua sabedoria, da sua companhia. Não tenha pressa, eles estão um pouco mais devagar agora, precisam da sua atenção e talvez já não se lembrem tão bem de quem você é, mas a você que já recebeu o imenso amor que eles lhe dedicaram resta agora a reciprocidade de tornar a vida deles um pouco mais digna, segura, confortável e confiável.
Esteja presente sempre que possível.
Tags
COMPARTILHE