A alimentação dos colaboradores no local de trabalho é um direito garantido pela legislação nacional. No entanto, existem empresas que não possuem uma estrutura adequada para preparar e servir as refeições aos seus funcionários e optam por outras alternativas. Uma delas é o serviço de alimentação transportada, em que os pratos são feitos em uma cozinha industrial e embalados para a entrega nas organizações.
Apesar da praticidade promovida pela atividade, é importante observar às condições de higiene, saúde e segurança em que os alimentos são levados até a sua empresa. Assim, separamos quais são detalhes para você ficar atento antes de contratar esse serviço:
#1 Instalações higienizadas
Tudo começa pelo cuidado com a manipulação dos ingredientes e em cada etapa do cozimento da refeição. Para orientar as empresas responsáveis nesse trabalho, a ANVISA criou a resolução nº 216 de 2004, que institui as boas práticas para os serviços de alimentação. Dentre os tópicos abordados pela lei, está a limpeza e estrutura da cozinha, o controle de insetos e pragas urbanas, o asseio dos profissionais que preparam e embalam as refeições e o cuidado com as carnes, laticínios e vegetais, já que eles necessitam de uma temperatura adequada para a sua conservação.
#2 Conservação dos alimentos
O transporte de alimentos envolve uma série de cuidados para que cada prato chegue ao consumidor final saboroso e saudável. As refeições devem ser condicionadas a uma climatização que mantenha os nutrientes e a qualidade da comida. As embalagens precisam estar lacradas para não permitir a contaminação por microorganismos externos e os veículos necessitam apresentar compartimento seguro para acomodar as comidas.
É válido lembrar sobre os critérios higiênicos-sanitários, que determinam a temperatura e o tempo de refrigeração que cada tipo de alimento deve ser condicionado, sejam eles recém-preparados ou congelados.
#3 Logística de entrega
Outro aspecto tão necessário quanto o armazenamento e proteção de cada prato é o planejamento do transporte dos alimentos para o consumidor final. Com uma logística bem definida, é possível traçar uma rota que facilita o deslocamento dos motoristas entre os destinos previstos com agilidade e segurança. Além de diminuir o tempo no trânsito, evitando eventuais atrasos, garante que as refeições serão entregues quentinhas e deliciosas.
#4 Veículos seguros
Uma entrega ágil passa por uma frota moderna e protegida. Para o transporte de alimentos, os veículos devem possuir um compartimento exclusivo para as refeições, devidamente isolado dos passageiros. Além disso, os carros precisam passar por inspeções periódicas e manutenções preventivas, promovendo segurança para a equipe profissional responsável pelo deslocamento.
Com tradição no mercado, a Nutri Tutti realiza o serviço de alimentação transportada para empresas, cumprindo todos os requisitos para levar o verdadeiro sabor da comida caseira para os seus colaboradores.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog para receber informações relacionadas e conhecer os serviços oferecidos pela Nutri Tutti.
Veja mais sobre Mais Nutri
Comente