Precisamos imediatamente olhar para nosso estilo de vida como meio preventivo para ficarmos longe desta doença.
O cérebro é direitamente influenciado pela alimentação, exercícios físicos, condições emocionais, qualidade de sono e otimização da capacidade intelectual. Você precisa nutri-lo com qualidade, desafia-lo, permitir que ele descanse e se recupere.
A vida moderna aumenta significativamente o risco de declínio da capacidade cognitiva. Alimentos processados com alto teor de açúcar e as gorduras saturadas são tóxicos para o cérebro. Não podemos nos permitir passar o dia inteiro sentados atrás de uma mesa no escritório, precisamos de movimentos regulares para nos mantermos saudáveis. Quase nenhum de nós consegue uma noite de sono boa e consistente. Tudo exatamente o oposto do que o nosso cérebro precisa para se manter resiliente a medida que envelhecemos.
Os três fatores influenciáveis para o Alzheimer são: idade, o perfil de risco genético e o estilo de vida. Você não tem controle sobre sua idade ou sobre o fator genético, mas tem total e absoluto controle sobre o seu estilo de vida. Seu estilo de vida pode atrasar significativamente ou evitar por completo a angústia da doença de Alzheimer.
Somente lá pelos 60 ou 70 anos é que o cérebro se mostra incapaz de compensar nossas escolhas nada saudáveis. Quando surgem as primeiras confusões mentais, problemas de memórias de curto prazo e outros sintomas de comprometimentos cognitivo aparecem, o Alzheimer já está instalado a décadas, por isso é tão importante conscientizar as pessoas o mais breve possível.
Dê preferência a vegetais, evite carnes e frituras, opte por sanduíches orgânicos ao invés de processados, sopas nutritivas elaboradas a partir de legumes e vegetais de procedência confiável ao invés das famosas sopas prontas. Inclua no seu dia-a-dia muita água, exercícios físicos e ocupe-se sempre com coisas novas, ainda que sejam trabalhos voluntários, um jogo de caça-palavras, um quebra-cabeça, mas use seu cérebro para coisas novas, desafie seu cérebro. Converse muito, conheça novas pessoas, amplie sua rede de amigos e permita-se viver melhor. Gerencie seu estresse. Faça uma limpeza mental antes de dormir.
Créditos: BestSeller: A Solução para o Alzheimer - Dra. Ayesha Sherzai & Dr. Dean SherzaiOs seguintes aspectos são a base para manter o cérebro saudável:
Nutrição: uma dieta à base de alimentos integrais e vegetais, com baixos teores de açúcar, sal e alimentos processados.
Exercícios: um estilo de vida ativo, que incorpore o movimento a todas as horas, não apena àquela passada na academia de ginástica após um dia sedentário.
Descontração: gerenciamento do estresse sob a forma de meditação, ioga, exercícios de respiração consciente, tempo em contato com a natureza e apoio de comunidades sólidas.
Restauração: sete a oito horas de sono regular e desintoxicantes, por meio de uma intensa higiene do sono, tratamento para distúrbios do sono e administração de medicamentos e alimentos que afetam o sono.
Otimização: atividades multimodais (como música), que desafiam e envolvem muitas capacidades do cérebro, bem como interação social significativa.
Veja mais sobre Mais Nutri
Comente