Damos as boas vindas a Junho gentee... é Festa Junina.
Mas qual a origem desta festa?
A comemorações acerca da festa junina tem origem pagã e iniciaram pela Europa no solstício de verão quando aconteciam as colheitas.
As celebrações eram para alegrar os deuses que protegeriam as colheitas afastando as pragas a trazendo a fartura.
Anos mais tarde quando o Cristianismo de consolidou como principal religião esta festa foi incorporada ao calendário cristão com o objetivo de cativar mais fieis. Passam a ser homenageados 3 santos católicos Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).
Consta também que os egípcios e celtas, aproveitavam o dia mais longo do ano, durante o solstício para pedir fartura e proteção na colheita.
Os índios no Brasil, também realizavam rituais e celebrações ligadas a agricultura com muita fartura de comida elaborada com produtos nativos, danças e música.
No Brasil as maiores festas juninas se concentram no Nordeste, onde temos várias festas tradicionais como Festa de São João de Caruaru, que dura o mês inteiro, seguida por Campina Grande, São Luís do Maranhão, Salvador e Bahia.
Em toda festa junina vamos encontrar as atrações musicais, os espetáculos folclóricos, o conhecido casamento caipira, as quadrilhas e brincadeiras para todas as idades como pescaria, pau-de-sebo, corrida do saco, derrubar as latinhas e muito mais.
Para comer e beber: comidas típicas como pamonha, curau, canjica, milho, pipoca, bolo de milho, pé-de-moleque, cajuzinho, doce de abóbora, batata-doce, muito quentão e suco de milho.