
Atualmente, especialistas acreditam que o costume de presentear amigos e familiares com ovos decorados teve origem na China. Era assim que o povo antigo celebrava a chegada da primavera depois de enfrentar invernos rigorosos. Os ovos simbolizavam vida, renascimento e não eram de chocolate como hoje em dia, mas ovos ocos de galinha. Tempo depois, os cristãos adotaram e relacionaram a tradição com a Páscoa, para representar a ressurreição de Jesus Cristo. A matéria prima desses ovos passou a ser porcelana, vidro, pedra, madeira e, anos mais tarde, cacau.

Mercados recheados com uma variedade tentadora de chocolate podem acabar confundindo o consumidor. Afinal, ele faz bem para a saúde? Isso depende principalmente do teor de cacau, açúcar e gordura do produto. O amargo, por exemplo, por conter entre 60 e 85% de cacau e baixas quantidades de açúcar e gordura, é o mais saudável. Por outro lado, o chocolate branco não tem semente de cacau e a porcentagem dos demais ingredientes tidos como “vilões” é alta.
Quando consumido com cautela, o chocolate pode trazer benefícios para o corpo humano. Ele possui substâncias capazes de aumentar a produção de serotonina, que promove a sensação de bem-estar. O amargo tem ação antioxidante, auxilia na redução dos níveis do colesterol LDL no sangue e diminuem a pressão arterial, podendo prevenir doenças cardiovasculares.
Atenção! Aprecie com cautela! Independentemente de qual for a escolha, é importante não exagerar no consumo, pois pode causar azia, insônia, enxaqueca, entre outros.
Ficou com vontade? Depois de falar um pouco dessa iguaria deliciosa, a série especial de Páscoa da Nutri chega ao fim. Desejamos a todos uma doce e encantadora celebração!
Tags
COMPARTILHE