SÍNDROME DE DOWN - SAÚDE E NUTRIÇÃO

A importância de uma alimentação equilibrada que forneça a nutrição necessárias às crianças portadoras da Síndrome de Down.

Mais Nutri

Postado em 20/03/20

SÍNDROME DE DOWN - SAÚDE E NUTRIÇÃO

Mas o que é a Síndrome de Down e porque precisamos dispensar atenção aos portadores desta alteração genética? 

Primeiro é necessário esclarecer que síndrome é diferente de doença.  O termo síndrome designa um conjunto de sinais e sintomas, é uma anomalia genética e jamais pode ser confundido com uma doença.
A Síndrome de Down também é conhecida por SD ou Trissomia 21.  A pessoa nascida com esta síndrome possui um cromossomo 21 a mais.  Essa alteração causa um déficit intelectual, diminuição da força muscular, algumas crianças nascem com cardiopatias que podem levar desde a insuficiência cardíaca até a desnutrição.   O comprometimento causado pela síndrome também pode afetar a visão e a audição, os pulmões, a coluna cervical, e predispõe ao sobrepeso.  A característica física mais evidente são os olhos puxados. 

Podemos e é necessário prestar atenção à saúde e em especial à nutrição de crianças portadoras desta síndrome oferecendo a elas uma alimentação que fortaleça os músculos, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento motor.  O intestino, por se tratar de um músculo, também sofre e neste caso é importante incluir alimentos que facilitem o peristaltismo, já que por sua vez estas pessoas são menos ativas e não necessitam de tanta energia.  Algumas crianças podem até sofrer com prisão de ventre.

É aconselhável já nos primeiros meses buscar acompanhamento médico e de nutricionista para avaliação.  
Alimentos como peixes com ômega três, castanha, nozes são excelentes para o desenvolvimento neural.  O ovo contribui para o sistema nervoso central, assim como a beringela e a couve-flor.  Leguminosas auxiliam na concentração.  As frutas abacate e melão vão contribuir na capacitação visual, enquanto que a vitamina C, presente nas frutas cítricas vai funcionar como antioxidante natural, prevenindo o envelhecimento precoce que atinge uma grande fatia desses indivíduos.


A seguir apresentamos uma pequena lista de alimentos que devem ser introduzidos na alimentação dessas crianças, mas é imprescindível o acompanhamento de profissional especializado.




 

Fonte - http://bit.ly/2SFjhJJ / http://bit.ly/2SFjpcb / http://bit.ly/2V5Bjq7


Tags

COMPARTILHE
 
 
 

Veja mais sobre Mais Nutri

Comente

 
 
Rua Dona Francisca, 10605 | Joinville - SC
Fone: (47) 3437-2279  |  (47) 3427-4317
Celular Comercial: (47) 98496-6141