Francisca de Bragança (imagem a esq.) foi uma das primeiras mulheres a ser mencionada na história da cidade de Joinville. Irmã de D. Pedro II, foi princesa de Joinville por casamento. Foi de parte do dote de Francisca que nasceu Joinville.
Julie Engell foi outra mulher que se destacou na história de Joinville, sempre a frente do seu tempo, hoje é reconhecida por sua batalha pelos direitos das mulheres.
Como nos conta a história, outro nome que também merece destaque é, Helena Dorothea Trinks Lepper, que foi a fundadora da Sociedade de Socorro das Senhoras Evangélicas, tendo no início se dedicado ao atendimento de idosos e funcionando também como jardim de infância. Helena, esposa de Herman Lepper pediu a ele em caráter de doação o terreno onde hoje existe o Hospital Dona Helena, o qual por sua vez foi presidido por Maria Carola Keller durante 40 anos.
Marilisa Boehm dedicou 21 anos a frente da Delegacia da Mulher em Joinville como a primeira delegada da cidade.
A RFCCJ - Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville, oferece gratuitamente exames de prevenção ao câncer de colo de útero às mulheres da cidade e região, que atua com aproximadamente 40 voluntárias.
Terezinha de Jesus Gama Fortes, bombeira voluntária, quebrou o paradigma da corporação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, quando ingressou em 1990 como a primeira mulher socorrista.
Em novembro de 2019 tivemos a 5ª edição do Fórum de Empreendedorismo Feminino, idealizado por Andreia Monteiro que reconheceu a importância e a oportunidade de sua carreira ajudando outras mulheres na realização pessoal e profissional.
A força feminina se fez presente na construção da cidade desde seu início. Seja na educação dos filhos, no cuidado do lar, na atuação como profissional, presidindo empresas, assumindo cargos de riscos ou como empreendedora a mulher tem sua importância na História de crescimento de Joinville.
Por esses motivos a Nutri Tutti, parabeniza todas as mulheres de Joinville neste aniversário dos seus 169 anos.