
Quando há uma criança em casa, é preciso praticidade e agilidade para cuidar deste ser delicado e cheio de energia! Com a correria, é comum que algumas refeições incluem alimentos pré-prontos de preparo instantâneo, conhecidos como alimentação de conveniência.
Uma alimentação saudável é primordial para que o paladar da criança se adapte desde cedo a comidas diferentes, frutas e legumes, experimentando gostos diversos. Assim, sua gustação não se prende a temperos industrializados e não se acostuma majoritariamente com alimentos que, futuramente, podem provocar doenças e demais danos à saúde.
É interessante prover à criança estímulos e exemplos para ser motivada a ter um prato colorido e nutritivo. Se os pais e/ou responsáveis também desfrutarem de hábitos alimentares saudáveis, isso pode motivar os pequenos a aproveitarem mais a sua refeição. Vale lembrar que nos primeiros 6 meses de vida, o leite materno deve ser o único alimento a ser consumido pela criança, pois ele contém tudo que ela precisa para essa primeira fase de desenvolvimento. Se possível, o consumo de leite materno deve ser prolongado até os 2 anos de idade, balanceando com outros alimentos durante o dia.
E a #NutriDicas de hoje traz algumas ideias para adotar uma alimentação saudável nos primeiros anos de uma criança.
Papinhas e sopinhas: devem ser preparadas com o mínimo de sal e condimentos possível. Uma dica é usar apenas uma pitada de Sal Rosa do Himalaia, um mineral rico em nutrientes benéficos para a saúde, se consumido com moderação.
Cereais: são importantes para a alimentação complementar e podem ser misturados com papas e sucos, porém, é preciso que estejam muito bem triturados para evitar engasgamento e serem fáceis para deglutição.
Frutas e legumes: conforme a criança ganha seus dentinhos, adote no cardápio frutas e verduras in natura, em pequenos pedaços que sejam fáceis para mastigar, como banana e mamão. Outra dica é fazer vitaminas, mas atenção: isso não deve substituir a fruta in natura, pois a criança deve permanecer estimulada a desenvolver a mastigação.
Cuidar de uma criança e educá-la é uma troca constante de aprendizado e carinho. Neste dia das crianças, também lembramos que manter o encanto da infância em nossos corações é essencial para que a vida seja sentida com mais leveza e alegria. Feliz dia das crianças!
Tags
COMPARTILHE