Dia das Crianças: 4 dicas para incentivar uma boa alimentação

NutriDicas

Postado em 10/10/18

Dia das Crianças: 4 dicas para incentivar uma boa alimentação

A infância é uma época de descobertas. Curiosas e cheias de imaginação, as crianças começam a aprender sobre o mundo onde vivem e a demonstrar as primeiras características de suas personalidades. É durante essa fase que elas desenvolvem suas preferências alimentares e são apresentadas para o tentador universo dos doces e salgadinhos industrializados.


Logo, a participação dos pais e familiares na educação alimentar é fundamental para que os pequenos adotem o costume de comer frutas, legumes e verduras. Sabendo que esta pode ser tarefa complicada, separamos algumas ideias que vão ajudar você a incentivar uma alimentação saudável para seus filhos.


#1 Pratos lúdicos e coloridos


As crianças adoram objetos coloridos, e com embalagens cheias de desenhos e ilustrações, é natural que elas se encantem por refrigerantes, bolachas e salgadinhos. Para competir com esses alimentos, você pode utilizar a mesma estratégia: escolha vegetais com cores chamativas, como tomate, beterraba e cenoura; e monte pratos com o rosto de personagens de filmes e desenhos animados. Assim, o almoço ou o jantar irá se tornar uma hora de diversão.


#2 Evite alimentos processados


Balas, chocolates, biscoitos, sorvetes, hamburguer, batata-frita, bolos, entre outros alimentos. A cada dia, novos produtos chegam às prateleiras dos mercados e atraem o olhar das crianças. Se é difícil para nós adultos resistir a tantas delícias, imagine para a garotada!


No entanto, o consumo exagerado de açúcar, sódio e gordura é responsável por doenças graves, como a obesidade infantil. Além disso, quanto mais o paladar deles se acostuma com esses ingredientes, fica mais complicado mudar a rotina alimentar. Portanto, substitua esse pratos por refeições mais saudáveis. Incentive a criança a comer frutas e verduras até que isso se torne em um hábito comum para elas.



#3 Envolva as crianças nos preparos das refeições


Cozinhar com as crianças pode ser uma atividade bastante animada. Convide seu filho para participar na escolha do cardápio do dia. Por exemplo, pergunte aos pequenos se eles preferem suco de laranja ou maracujá para beber no café da manhã, e qual fruta eles querem comer no lanche da tarde.


Peça ajuda na hora do preparo dos alimentos, ao separar os ingredientes para o almoço ou misturar a salada. Tenha o cuidado para que seus filhos não fiquem próximos ao fogo ou utilizem objetos cortantes. Mostre como é feita a comida que eles mais gostam: quais são os melhores temperos para um molho, quanto tempo leva para cozinhar o macarrão, e assim por diante. Ao passo que você as ensina, também estará despertando o interesse e as habilidades culinárias.


#4 Seja um exemplo


O adulto é um espelho para os menores. Se a família não se preocupa com uma dieta balanceada e opta por lanches prontos, comida congelada e alimentos gordurosos, a criança irá pensar que aquele tipo de refeição é a ideal e vai reclamar quando tiver que comer legumes e frutas.


Para estimular as crianças, seja um exemplo. Coma uma maçã ao invés de um bolo, prepare sucos naturais e coloque saladas coloridas em seu prato. Observadoras, elas vão querer imitar o seu comportamento e assim irão perceber que tais alimentos são tão gostosos quanto os outros. Dessa maneira, a criança vai se desenvolver com saúde e energia para estudar e brincar.



Compartilhe esse texto com seus amigos nas redes sociais e visite o site da Nutri Tutti  para ter acesso a mais conteúdos! Feliz dia das crianças!

 

Tags

COMPARTILHE
 
 
 
 
 
Rua Dona Francisca, 10605 | Joinville - SC
Fone: (47) 3437-2279  |  (47) 3427-4317
Celular Comercial: (47) 98496-6141