No Brasil, 10 de fevereiro é o Dia do Atleta Profissional. Admirados por seus desempenhos impressionantes nas competições, os esportistas combinam rotinas pesadas de treinos com dietas especiais para alcançarem resultados expressivos a cada disputa. Muitos desses hábitos nutricionais também podem ser adotados por quem não pratica atividades físicas, mas deseja mais disposição para as atividades do dia a dia.
Antes das práticas físicas, o ideal é se alimentar para evitar a sensação de fome, sem encher o estômago. A refeição pode ser feita de 3 a 4 horas antes, para que as alterações gastrointestinais já estejam normalizadas e evitem fadiga. Coma alimentos ricos em fibras, como frutas, grãos integrais, legumes e verduras. Elas colaboram para o bom funcionamento do intestino, evitam problemas na digestão e saciam o apetite. Consumir algum tipo de carboidrato que promova digestão lenta também é recomendado, mas com cautela. Além de fornecer energia, eles ajudam a diminuir a perda muscular.
Os carboidratos são igualmente importantes para a recuperação do organismo após o treinamento. Massas e pães integrais, por exemplo, passam a ter a função de reabastecer as reservas de glicogênio e auxiliam no transporte de proteínas para a saúde dos músculos. Gorduras insaturadas encontradas no salmão, atum, abacate, nozes, azeite, entre outros, previnem a hipertrofia desse mesmo tecido corporal. A absorção das proteínas é facilitada quando há o consumo de legumes e verduras, fontes de vitaminas e minerais.
É importante lembrar que atividades físicas intensificam a desidratação. Durante todo o dia, tome bastante água. Em todas as modalidades do esporte, atletas proporcionam grandes emoções e lições de vida. E a alimentação balanceada é uma delas que fazem a diferença.
Parabéns a todos os profissionais da área! Torcemos pelo sucesso de todos!
Veja mais sobre NutriDicas
Comente