
Fazer as refeições no ambiente de trabalho é uma realidade para muitas pessoas. Assim, nas empresas que possuem refeitórios, há o cuidado em oferecer pratos diversificados e balanceados aos colaboradores, promovendo uma alimentação saudável para toda a equipe, que resulta em bem-estar e vitalidade para a realização das atividades.
Sabendo da importância de uma boa alimentação para seus funcionários, separamos algumas dicas para desenvolver um cardápio nutritivo e saboroso dentro da sua empresa.
#1 Escolha bem seus alimentos
É importante conhecer a origem dos ingredientes que são usados para as refeições e selecioná-los com atenção. Você deve se certificar da procedência dos alimentos, principalmente os perecíveis, como frutas verduras e carnes. Caso contrate um serviço de alimentação corporativa, busque mais informações sobre os distribuidores e fornecedores que ele contrata.
Além da qualidade, é válido se preocupar com a quantidade de mercadorias que será comprada. Veja o espaço que há em seu estoque e adquira somente o necessário para determinado período. Assim, você irá reduzir os gastos e evitar o desperdício de alimentos.
#2 Faça um planejamento
Antes da elaboração de um cardápio para seus funcionários, é interessante se reunir com o setor responsável para definir quais refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar) serão servidas e as necessidades específicas de alimentação dos trabalhadores. Coletadas as informações sobre as restrições alimentares por motivos de saúde, pode se estruturar um cardápio mais completo e que satisfaça toda a equipe.
#3 Conte com um profissional especializado
É durante o desenvolvimento de um cardápio balanceado que entra a figura do nutricionista. Para iniciar seus trabalhos, esse profissional precisa ter acesso aos dados sobre a saúde dos trabalhadores, pois assim poderá sugerir um menu adequado para todo o quadro de funcionários da sua empresa.
Segundo o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), cada refeição oferecida deve ter um valor calórico mínimo, para atender as necessidades físicas dos colaboradores. Por exemplo, para o café da manhã e lanches que são disponibilizados durante intervalos (geralmente frutas e alimentos mais leves), é recomendado o consumo de 300 kcal. Enquanto isso, no almoço e jantar, são indicados pratos com 1.400 kcal.
#4 Buffet saudável e variado
Para os profissionais da saúde, a composição de um prato equilibrado é formada por 50% de salada e legumes, 25% de proteínas e 25% de carboidratos. Com base nessa disposição, você pode proporcionar um buffet com mais opções de vegetais, assim incentiva seus colaboradores a adotarem um hábito de alimentação mais saudável.
Lembre-se de criar variações no cardápio sempre que possível, pois dessa forma os funcionários não vão enjoar das refeições. Aproveite as datas e épocas especiais do ano para reinventar o menu, inserindo comidas típicas, pratos tradicionais como massas e feijoada e sobremesas diferenciadas.
Gostou desse Texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e nas redes sociais da Nutri Tutti.
Tags
COMPARTILHE